quarta-feira, 20 de outubro de 2010

História da Argentina


Argentina pré-colombiana:       
Registros arqueológicos provam à presença dos primeiros habitantes na região da Argentina há aproximadamente 13 mil anos. Segundo estudos, esses habitantes eram nômades. Os primeiros seres humanos a chegarem ao atual território argentino parecem ter vindo pelo extremo sul da Patagônia, provenientes do que hoje é o Chile                                                                                                                      
Os povos primitivos argentinos se dividiram em dois grandes grupos: os caçadores e coletores, que habitavam a Patagônia, o Pampa e o Chaco; e os agricultores, instalados a noroeste, regiões próximas à Cordilheira dos Andes, as serras de Córdoba e, mais tarde, a Mesopotâmia argentina.

Colonização Espanhola:
Os primeiros europeus chegaram à região com a expedição de Américo Vespúcio, que contornou a entrada do Rio da Prata em 1502. Posteriormente, o navegador espanhol Juan Díaz de Solís, em busca de uma passagem para o Oceano Pacífico, descobriu o Rio da Prata em 1516, tornou oficial a conquista do território. Até então, a região dos pampas era habitada por nações indígenas e a região norte era parte do Império Inca. A capital, Buenos Aires, foi fundada em 1534.

Atualmente:
Após ficar independente em 09 de julho de 1816 e sofrer com a ditadura militar, atualmente a Argentina é uma República Argentina Presidencialista, onde o voto é universal e obrigatório para cidadãos maiores de 18 anos e menores de 70 anos. A atual presidente da Argentina é  Cristina Elisabet Fernández de Kirchner.
Argentina, oficialmente República Argentina, é o segundo maior país da América do Sul, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires. É o oitavo maior país do mundo em área terri-
torial e o maior entre as nações de língua espanhola, embora México, Colômbia e Espanha sejam mais populosos.

Um comentário: